segunda-feira, 26 de março de 2012

Tema 1 - Biodiversidade. Conceito



Quando olhamos em nosso redor é perceptível a abundância de espécies assim como as relações inter-específicas que ocorrem na natureza.

Se atendermos à terminologia da palavra Biodiversidade:


Biologia (vida)+ Diversidade

poderá ser facilmente definida como a diversidade biológica da natureza viva. No entanto esta definição gera algumas controvérsias na sua definição, uma vez que será influenciada consoante o grupo profissional ou social que o interpreta (Araújo, 1998).


Em 1982, na conferência Mundial de Parques Naturais, Bruce Wilcox define que a "Diversidade biológica é a variedade de formas vivas... em todos os níveis de sistemas biológicos (ou seja, molecular, organismos, populacional, ecossistemas ..." sendo que Kenvin, J. Gaston & John I. Spicer na obra "Biodiversity: an introduction " define-a simplesmente como "a variação da vida em todos os níveis de organização biológica"(Falaschi, 2010)

Segundo M. Christie et al. os "cientistas concordam que a biodiversidade pode ser definida tendo por base o número de espécies por unidade de área analisada", à qual poderemos considerar como o ecossistema. Esta definição inclui diversidade dentro da espécie, entre espécies e diversidade entre ecossistemas.
A simplicidade desta definição prevê os seguintes problemas:
  • O que constitui uma espécie;
  • que mínimo e máximo de área poderá ser considerada para análise;
  • presença de Keystone species : possuem maior fator de ponderação na contribuição para a biodiversidade.
No entanto esta definição foi ampliada na Conferência Mundial sobre Meio ambiente e Desenvolvimento, definindo-a como a "totalidade dos genes, espécies e ecossistemas de uma região". Esta nova e desafiante definição unifica três níveis de Diversidade entre os seres vivos:
  • Diversidade genética: diversidade dos genes em uma espécie;
  • diversidade de espécies: diversidade entre espécies e
  • Diversidade de ecossistemas: diversidade a um nível mais alto de organização. (Projeto BIODIVERSIDADE RS)
A biodiversidade é um conceito mensurável, e que poderá ser abordado de diferentes formas, tendo em conta o fim a que se destina os resultados, nomeadamente em termos Ecologistas, Taxonómicos e Conservacionistas. Destas três áreas saliento a diferente abordagem do mesmo conceito de da riqueza específica e da sua determinação para que seja determinado a importância das espécies raras em ponderação às espécies comuns (ecologia), mas que sobre a abordagem taxonómica, a maior probabilidade de se assegurar uma elevada representação de caracteres genéticos é quanto maior o número de espécies. (Araújo,1998).

Sendo os ecossistemas parte integrante deste conceito de biodiversidade, a sua estabilidade, para manutenção das espécies existentes é crucial, sendo que a sua susceptibilidade poderá ser colocada à prova com a invasão biológica. Esta invasão poderá traduzir-se na ocupação do Homem sobre a natureza e na sua utilização para usufruto e benefício, mas também com o aumento de invasão por espécies introduzidas, que são superiores às taxas de extinção, afectando de igual forma a diversidade e estabilidade de um ecossistema ( Millennium Ecosystem Assessment).

Como conclusão, o conceito de biodiversidade é utilizado de diversas formas, tendo em conta o seu propósito e resultado final, sendo que tem por base a definição generalista que se baseia no número de espécies dentro de uma determinada área. Com a constante acção do Homem sobre a natureza, a biodiversidade nas suas diferentes abordagens torna-se extremamente importante como ferramenta global de forma a determinar a taxa de degradação ambiental, originada pelo Homem (Wilson, 1988).

Bibliografia:
- Araújo, M. (1998) Avaliação da biodiversidade em conservação. Silva Lusitana 6(1). Disponível em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/course/view.php?id=66651. pp. 19-40
- Falaschi, R. (2010). O que é a Bioviersidade afinal? in Ciência é... . Disponível em http://cienciae.blogspot.pt/2010/06/o-que-e-biodiversidade-afinal.html. Acedido a 26 de Março de 2012.
M. Christie et al. (2006)Valuing the diversity of biodiversity. Ecological Economics 58 304-317.
- Projeto BIODIVERSIDADE rs. disponível em http://www.biodiversidade.rs.gov.br/portal/index.php?acao=secoes_portal&id=11&submenu=8. Acedido a 26 de Março de 2012
- Millennium Ecosystem Assessment (2005) Ecosystems and Human Well-being: Biodiversity Synthesis. World Resources Institute, Washington, DC. Disponível em: http://www.maweb.org/documents/document.354.aspx.pdf.
- Wilson, E.O. (1988) "The Current state of biological diversity". Disponível em :http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2321471. Acedido a 20 de Março de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário