sábado, 17 de março de 2012

Dalberto Pombo - Naturalista dos Açores


Como naturalista dos Açores, o meu avô possui uma página dedicada a si, no portal Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores (http://siaram.azores.gov.pt), no qual é possível adquirir mais informações e curiosidades .
http://siaram.azores.gov.pt/naturalistas/dalberto-pombo/_intro.html

Natural de Almofala, Figueira de Castelo Rodrigo, veio para Santa Maria, para uma vaga na atual Ana Aeroportos, como despachante de mensagens. Desde cedo se interessou pela educação ambiental, para que a "malta" se interessasse pelo ambiente e pela sua conservação.
Para os poder acompanhar, formou na década de 60 o Centro de Jovens Naturalistas, uma das primeiras associações na Região, através da qual realizava passeio e explorava com os mais novos a biodiversidade e geodiversidade local.

Foi um dos impulsionadores da etiquetagem de tartarugas marinhas na região nos Anos 60-70, nomeadamente as Caretta caretta, auxiliando assim a Universidade da Florida no estudo da Biologia e Ecologia desta espécie, em uma época de inexistência de internet e Geolocalizadores.
O seu espólio foi deixado à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, que edificou o Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, em sua honra, no qual é possível vislumbrar o seu espólio assim, como outras riquezas da ilha de Santa Maria.





Joana Pombo

1 comentário:

  1. Gostei muito do destaque. para além do vídeo há algum trabalho que possa ser consultado sobre a vida do seu avô?

    FA

    ResponderEliminar