sábado, 17 de março de 2012

Porquê o joanapomboi.blogspot.com

Olá a todos e sejam bem-vindos

A criação deste blog surge em um dos conteúdos programáticos da Unidade de Crédito de Biodiversidade, Geodiversidade e Conservação do Mestrado de Cidadania Ambiental e Participação, da Universidade Aberta.
Chamo-me Joana Pombo Tavares, e sou licenciada em Biologia Marinha, pela Universidade dos Açores e sou natural (e resido ) na Ilha de Santa Mari, Açores.

A minha paixão por Biologia surge na minha infância, uma vez que a vivi na presença do meu Avô, Dalberto Teixeira Po
mbo, naturalista residente em Santa Maria.
A sua curiosidade nata, levou-nos a explorar pequenos ecossistemas locais, e todo a sua biosiversidade, levando-o mesmo a descobrir coisas únicas.
As suas recolhas, quando verificadas por investigadores de Universidades regionais, nacionais e até mesmo internacionais, revelaram-se algumas delas verdadeiros tesouros, com registos novos para a biodiversidade dos Açores, e até mesmo novos registos para a ciência.

Alguns dos investigadores, ou por descoberta direta do meu avô, quer por homenagem que lhe queriam fazer, possui 5 espécies com o restritivo específico dedicado a si : pomboi.
São eles :

- Ampithoe pomboi Mateus & Afonso, 1974 (pulga do mar)
- Damaeus pomboi Pérez-íñig
o, 1987 (ácaro)
- Tarphius pomboi Borges, 1991 (escaravelho) imagem abaixo


- Humerobates pomboi Pérez-íñigo, 1992 (ácaro)
- Athous pomboi Platia & Borges, 2002 (escaravelho)


A particularidade destas espécies é que, com excepção da primeira indicada são todas endémicas dos Açores, sendo que o Athous pomboi e o Tarphius pomboi são endémicos da ilha de Santa Maria.

Assim, não podia deixar de adoptar eu mesma este restritivo específico, e que se enquadra na sua totalidade na Unidade de Crédito em questão, por reflectir uma importante biodiversidade da ilha de Santa Maria.

Até à próxima intervenção.

Fotos in http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt/ - Portal da Biodiversidade dos Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário